sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O meu grupo especial

Um novo trabalho aproxima-se e começa a chegar a ansiedade por o tal dia nunca chegar. Depois de muito pensar, fui lembrando-me dos contactos que tive com as crianças e com a vontade de ser Educadora.....



A minha mãe é Educadora e desde cedo a acompanhei ao sitio de trabalho dela. Quando muito pequenina, que mal me lembro, ela trabalhava na cerci, 1ª em pombal e depois em Leiria. As recordações que tenho dessa altura são muito poucas, mas lembro-me que gostava muito. Depois disso comecei a acompanhá-la no jardim onde ela trabalhava (no mesmo onde hoje está, há uns 17 anos.... ai se hoje durasse tanto um trabalho... enfim...). Desde pequena que me lembro de querer ser educadora, talvez por acompanhar a minha mãe, mas sempre o fiz por agrado. Gostava de, primeiramente brincar com as crianças dela (que hoje têm a minha idade), depois de ajudar a minha mãe. Quando chegavam as minhas férias, os meus amigos iam para a praia, mas eu só ia depois das crianças da minha mãe terem férias.
Até que um dia, entrei para a universidade. Adivinhem lá o curso para que fui??? Educação de Infância.
Durante o curso aprendi muito e tive estágios com crianças do pré escolar. Mas e quando acabas o curso??? Como vai ser??? Não vais estar a ajudar a tua mãe. E até podes ir para uma creche, o que não tens prática, visto que no teu curso não tives-te nenhuma cadeira relacionado com o mesmo.

Acabei o curso em Setembro e em Outubro estava a trabalhar numa creche que fazia o ATL do Jardim do estado e era eu a responsável. O meu 1º grupo (que não era bem o meu grupo). Depois de 4 meses em que não podiam suportar mais o custo de uma Educadora (a unica na instituição) lá fui eu para o desemprego.

Dois meses depois estava a trabalhar numa "Academia" em que fazia de tudo. Estava como Educadora de Infância, mas fazia pouco o papel de tal. 2 meses de estar lá surgiu uma oportunidade de trabalho "verdadeiro".

Lá fui eu, fazer um estágio profissional, imaginem só, para uma creche. Para a sala dos 2 anos. Eu??? Que nunca tive experiência em creche... responsável por uma sala de 2 anos. Bem quando fui para as minhas crianças ainda estavam na sala de 1 ano... estava apavorada.

Os primeiros tempos foram dificeis. Mudar fraldas.... Dar de comer... adormecer... ir brincar para o recreio... E mais?? Não faço mais nada??? Aos poucos e poucos fui-me ambientando com as crianças e elas comigo. Custou... Algumas deram bastante luta... Como é que é possível crianças de 1 ano e pouco 2 anos já fossem tão manhosas?? Mas lá conseguimos criar uns laços tão grandes e tão fortes, que hoje, que as deixei (não por minha opção) ainda se sentem revoltadas comigo...

Foi muito bom sentir que conseguimos criar laços com as nossas crianças e que quando chega o momento de dizer adeus elas choram, ao perceberem que nos vamos embora. Agora, prestes a começar uma nova etapa da minha vida profissional, com novas crianças (mais velhinhas, mas não muito) espero conseguir atingir o que consegui com o "meu 1º grupo" de crianças.

Apesar de puder vir a ter muitas crianças e muitos grupos como "meus" nenhum vai ser igual ao 1º... nenhum vai ser igual ao grupo da "da salinha da Miana"... Foram as minhas princesas e o meu bebé... foram os "meus menos especiais"....



Sem comentários: